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Qual a função das fibras no nosso corpo e porque são tão importantes em nossa dieta?

20 dezembro 2017

Quando queremos emagrecer ou modificar nossos hábitos alimentares, ouvir que devemos incorporar alimentos ricos em fibras à dieta é comum.

Mas você entende o porquê disso? E quais são suas vantagens?

Entender o papel e a importância de cada um dos nutrientes em nosso corpo nos motiva a comer melhor e nossas escolhas passam a ser mais conscientes.

Confira abaixo a importância das fibras e por que elas não podem faltar em sua dieta.

Os benefícios de consumir alimentos ricos em fibra 

As fibras são substâncias encontradas em determinados tipos de alimentos e que não conseguimos digerir.

Elas não são absorvidas pelo nosso corpo, de modo a passar pelo sistema gastrointestinal sem quebras e, assim, são eliminadas pelas fezes.

Mas isso não significa que ela não traz benefícios ao nosso copo, pelo contrário.

Quando o assunto é saúde, as fibras possuem ao menos dois papéis muito importantes para o equilíbrio do corpo.

O primeiro diz respeito à absorção de glicose e gordura, e isso ajuda no controle do índice glicêmico e do colesterol.

Elas tornam a absorção mais lenta, evitando os picos de insulina, que contribuem para o acúmulo de gordura corporal.

Além disso, quando esses picos ocorrem, sentimos fome com mais frequência, mesmo quando nos alimentamos com frequência.

Outro aspecto importante é em relação aos efeitos das fibras no intestino, que servem como alimento para as bactérias do cólon e ajudam a manter a flora intestinal equilibrada e livre de problemas, como câncer, bem como doenças cardiovasculares, diabetes, dentre outros.

Alimentos ricos em fibra para introduzir em sua dieta 

O ideal é consumir de 25 a 35mg diariamente.

Confira abaixo uma lista de alguns alimentos ricos na substância e aproveite para dar colorido ao seu cardápio!

    • * Pão integral;
    • * Macarrão integral;
    • * Arroz integral;
    • * Aveia;
    • * Cevada;
    • * Granola,
    • * Gérmen de trigo;
    • * Alface;
    • * Couve;
    • * Rúcula;
    • * Acelga;
    • * Agrião;
    • * Espinafre;
    • * Brócolis;
    • * Abóbora;
    • * Cenoura;
    • * Beterraba;
    • * Pimentão;
    • * Grão-de-bico;
    • * Feijões;
    • * Lentilha;
    • * Milho;
    • * Maçã;
    • * Pera;
    • * Uva;
    • * Goiaba;
    • * Abacate;
    • * Morango;
    • * Tomates;
    • * Mamão;
    • * Nozes;
    • * Amêndoa;
    • * Linhaça.

A dieta enteral e as fibras

Muitos dos pacientes que recebem alta dos hospitais e precisam receber a dieta enteral em casa necessitam de uma alimentação rica em fibras.

Para os cuidadores, porém, fazer o preparo adequado em casa é um grande desafio.

O primeiro obstáculo é regular corretamente os níveis de nutrientes de forma a não comprometer o tratamento.

O segundo é conseguir chegar a uma consistência que passe pelos canais da sonda sem que haja qualquer problema.

A boa notícia é que existem opções de dieta enteral rica em fibras fabricadas de forma industrializada.

As grandes vantagens conquistadas são a praticidade e a segurança, uma vez que contêm um controle rigoroso de sua composição.

Ou seja, além de seus benefícios ao corpo ainda contribui com o bem-estar do paciente em recuperação que se vale da dieta enteral por compor todos os nutrientes necessários.

Ficou com alguma dúvida sobre os alimentos ricos em fibra e seus efeitos no copo? Deixe um comentário!

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Até a próxima!

Publicado por: Nova Nutrii | www.nutrii.com.br


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